quinta-feira, 2 de maio de 2013

PAIXÃO POR CAVALOS FAZ A CABEÇA DAS MENINAS NO INTERIOR DE SP

PAIXÃO POR CAVALOS FAZ A CABEÇA DAS MENINAS NO INTERIOR DE SP


Quem pensava que selas, ferraduras e cavalos fossem coisas de homem, estava enganado. A paixão pelo cavalo está a cada dia dominando a cabeça também das mulheres, seja pelos adereços charmosos, pela curiosidade, pelo esporte, ou até mesmo pela influência da atual novela das 21h, a 'Salve Jorge'.

No interior de São Paulo, segundo donos de haras, o número de mulheres que procuram algum esporte relacionado à montaria tem aumentado. Na região de Itapeva (SP) existem três locais onde os esportes reúnem cerca de 50 jovens. Segundo a estudante de engenharia, Julia Peres, elas se encontram para treinar, trocar dicas e até falar sobre beleza, de cuidar e treinar os cavalos.

A estudante comenta que a trama de Glória Perez, onde a atriz Flávia Alessandra vive a veterinária do exército Érica, uma mulher charmosa e apaixonada por cavalos, tem alimentado as discussões. A afinidade com os animais tem atraído o público e incentivado a prática de esportes com o animal, entre eles hipismo e a prova dos tambores.

A jovem esportista do interior de São Paulo afirma que se apaixonou por cavalos. De acordo com ela, o relacionamento começou quando o pai comprou um um animal para atividade de equoterapia para auxiliar no tratamento do irmão mais novo que tem síndrome de Down.

A equoterapia é atividade em que o cavalo transmite informações sensoriais para o adaptante, contribuindo para o desempenho do equilíbrio e ajudando na evolução do tratamento do portador de deficiência ou necessidades especiais.

A relação da criança com o cavalo acabou por atrair toda a família. Todos passaram a ficar mais tempo com os animais. Peres, que tem 20 anos, diz que com esse incentivo passou a se interessar por competições e já ganhou prêmio ao  participar da prova dos Três Tambores, conhecida como uma modalidade charmosa e ideal para mulheres.

A estudante ressalta que passa mais de cinco horas por dia com seu cavalo e garante que o animal é um grande amigo. "Passei a ser outra pessoa depois do convívio com o animal. Converso com ele todos os dias e a troca de sentimentos e sensações que temos um com  o outro me faz melhor", afirma.

Ela comenta que o hobby sempre foi considerado masculino, pois exige a força e a coragem do homem na doma do cavalo, mas esse conceito está  mudando e a sensibilidade da mulher e o ótimo relacionamento com o animal tem ganhado força e mostrado que a mulher não é simplesmente o sexo frágil.

O mercado também tem estimulado as praticantes de montarias. Os acessórios 'countrys' também estão em alta, são selas coloridas, botas atraentes, brincos e colares personalizados que incentivam e fazem a cabeça das meninas. Para as adeptas é uma forma de mostrar a feminilidade e ganhar espaço em um ambiente masculino. "Meus equipamentos são todos cor de rosa. Eu gosto de me sentir feminina e delicada.' conta Peres.

A veterinária Camila Vasconcelos é outra adepta de esportes a cavalo. Ela conta que cresceu com os animais e foi influênciada pelas irmãs mais velhas. Todas sempre participaram de competições. Atualmente, Vasconcelos administra um rancho e é professora de equitação e dá aulas de porvas de tambores em Itapeva. Segundo ela, a aceitação de mulheres no meio 'country' melhorou. "Sempre usei botas e fivelas independente de estar em um rodeio. Antes, quando eu usava, as pessoas olhavam estranho na rua. Agora, muitos acham bonito”, afirma a veterinária.

A paixão por cavalos tem contagiado tanto a região que campeonatos e provas são realizados frequentemente, é uma forma de trocar experiência e contato com pessoas que possuem o mesmo hobby.

FONTE: G1 Itapetininga e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM: imoveisibiunasp.blogspot.com

VEJA TAMBÉM: imoveisibiunasp.blogspot.com