segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Importância Da Limpeza e Higienização Em Equinos.

A Importância Da Limpeza e Higienização Em Equinos.

A limpeza do cavalo não contribui apenas para o seu embelezamento, mas também para sua saúde. O carinho do tratador se manifesta no capricho na hora da limpeza. Assim como nós, humanos, temos que nos manter limpos e higienizados, os animais precisam, igualmente, ser bem cuidados. Eles se deitam no mesmo lugar onde fazem suas necessidades, e amanhecem com pó. Isso lhe causa mal-estar. Por isso, logo após oferecer-lhe alimentação, é necessário que se proceda à sua limpeza e higienização diária.
A rasqueadeira, quando boa, não deve ser muito afiada; deve ser passada levemente, a favor e contra os pelos, algumas vezes, e tendo-se o cuidado de não causar contração muscular no animal, que está em repouso. Isso vai levantar o pó incrustado, o resto de urina em baixo do pelo, e os resquícios de estrume, que sempre podem contaminar o cavalo com bactérias e fungos.
Devem-serasquear o pescoço, lombo, garupa, e barriga (nas laterais e na parte de baixo). Com as partes inferiores do animal como a canela, quartela e tendões deve-se tomar muito cuidado, pois como estas partes têm mais contato com a uréia, a umidade e o suor, além de ficarem mais próximas da cama, é ali que se formam as famosas casquinhas e frieiras. Entretanto nestes lugares também deve ser passada a rasqueadeira.
Não se recomenda limpar o cavalo apenas na hora em que ele vai para o trabalho, como fazem alguns tratadores. Se o cavalo usa liga, ela deve ser retirada, e, feita a limpeza, deve ser recolocada. A sujeira acumulada fará com que se coloque mais força durante a limpeza, sacrificando mais o animal. Recomenda-se fazer a limpeza fora da cocheira, em local aberto, de preferência.
Após a limpeza com a rasqueadeira, deve-se passar um pano seco e limpo para que os pelos fiquem brilhantes.
Os olhos devem ser bem limpos, nos cantos, para que se remova toda a remela, fator de infestação de bactérias na conjuntiva do cavalo. Usar sempre um pano limpo. Esses cuidados vão proporcionar ao animal saúde e bem-estar.
É muito importante que se limpem as narinas do cavalo, pois ele corre o risco de aspirar muito pó, causando-lhe desconforto, respiração ofegante e até mesmo pneumonia. Dentro das narinas se acumula pó, e com a ajuda de um pano é muito importante limpar pela manhã, pois durante o dia o cavalo se agita e aumenta a frequência respiratória.
A saúde do cavalo atleta começa pelos cascos, são eles que suportam todo o peso. Todos os tratadores devem andar com um ferro de ranilha no bolso. Na sola deve-se limpar com o ferrinho de ranilha, e observar possíveis pregos, pedaços de madeira e pedra, ou excesso de estrume, para que a ranilha esteja sempre respirando. O casco deve ser limpo todos os dias pela manhã e também todas as vezes que o cavalo sair da cocheira, para que o tratador não precise varrer toda a serragem que sai junto com o cavalo, e identificar podridão ou algo machucando. Na hora de guardar o cavalo que estava andando na areia, também é necessário que se limpem os cascos.
O banho deve ser esporádico, nunca diário, pois o organismo do cavalo é preparado para se proteger do frio e da umidade promovendo um pelo maior e mais grosso, se submetido a estas condições. Assim o pelo ficará mais fino e mais brilhante, e diminuirá as necessidades de tosa.
Deve-se evitar a umidade, secando bem o animal, e não deixando que ele permaneça dentro da cocheira. Deve-se secar ao ar livre. Secá-lo no piso de borracha impede que ao cavar, estrague o casco e a ferradura, só que a borracha também não dá vazão à água e isso predispõe o apodrecimento da ranilha.
No sol, as partes inferiores também se secarão melhor. Nessas partes, quando úmidas, podem proliferar fungos.


Fonte: Mundo Equestre
Por: Priscila Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM: imoveisibiunasp.blogspot.com

VEJA TAMBÉM: imoveisibiunasp.blogspot.com