quarta-feira, 6 de março de 2013

MANEJO NUTRICIONAL DE EQUINOS: ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO



        MANEJO NUTRICIONAL DE EQUINOS:

           ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO


Nos dias de hoje, a alimentação do cavalo está completamente alterada. Isto se deve à sua progressiva domesticação e ao tipo de esforço físico a que estão sujeitos. A sua dieta é agora muito mais controlada e existe um leque muito vasto de alimentos disponíveis comercialmente.

Para obter um cavalo saudável, é importante proporcionar uma boa nutrição, balanceada e completada por suplementação. Também são importantes exercícios diários, manejo adequado de intervalo de alimentação e disponibilidade de água de boa qualidade.

A adoção de algumas medidas é necessária para  nutrir adequadamente um animal, como o uso de suplementos, pois nutrir um cavalo é diferente de alimentar. No entanto, o manejo também é importante. Dividir a alimentação ao longo do dia, fornecer o máximo de verde possível, água abundante, não deixar alimentos por muito tempo no cocho e respeitar os horários de fornecimento também são práticas essenciais.

Cuidar para que a alimentação dos equinos seja equilibrada, certamente, fará com que os resultados positivos apontem como vencedores aqueles que estiverem bem alimentados e tratados adequadamente, nesse importante item.
Vitaminas, água, energia, proteínas e minerais são os principais ingredientes para garantir aos equinos uma alimentação saudável e equilibrada.

O nutriente de maior importância, sem dúvida, é a água. Basta que se percam 10% dela no organismo, para ser fatal, enquanto a perda de proteína e da gordura pode chegar a 50%, sem maiores prejuízos para os animais.

A água regula a maioria das reações orgânicas. Um cavalo necessita de 45 a 50 ml /kg, por dia, desse líquido precioso. O balanceamento da oferta de água é também de igual importância, pois, sua deficiência no organismo do equino leva à diminuição do desempenho atlético, pouco consumo de comida e à desidratação e o seu excesso pode causar, embora raramente, problemas neurológicos.

As necessidades energéticas do cavalo serão supridas a partir da ingestão de 80 a 90% de todo alimento a ele oferecido.

Os criadores de equinos precisam estar muito atentos para oferecer aos animais uma alimentação de excelente qualidade e nutricionalmente equilibrada para que obtenham bons resultados em qualquer que seja a atividade exercida por seus animais. A saúde deles, indubitavelmente, deve ser o primeiro item a ser avaliado. E os profissionais necessitam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre inovadas técnicas de nutrição e alimentos de equinos e saber reconhecer os principais alimentos utilizados e como é feita a alimentação e nutrição balanceada das diferentes categorias de equinos, a fim de proporcioná-los melhores rendimentos e uma vida mais saudável.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM: imoveisibiunasp.blogspot.com

VEJA TAMBÉM: imoveisibiunasp.blogspot.com